Aparência dos produtos, preço e embalagem são os principais critérios na hora da escolha dos consumidores
Os produtos orgânicos vêm conquistando o consumidor brasileiro e abrindo espaço para novas oportunidades de negócios no setor. Segundo o Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023, divulgado pela Organis, o número de consumidores aumentou 16% desde 2021.
Por meio de um diagnóstico detalhado sobre os hábitos dos consumidores dos orgânicos, o levantamento aponta que o fortalecimento do consumo de produtos orgânicos contou com outros fatores, além do bem-estar proporcionado por eles. Segundo a pesquisa, entre 2021 e 2023, a importância da aparência dos produtos como critério de escolha cresceu significativamente, seguida de parâmetros como o preço e a embalagem.
“Consumidores novos elogiaram a forma de apresentação das frutas e verduras orgânicas nos pontos de venda, classificada como ‘bonita’, uma clara valorização dos esforços do setor no aspecto da comunicação visual em relação ao passado recente”, analisa o diretor-executivo da Organis, idealizador e coordenador da série de pesquisas, Cobi Cruz.
Ele associa o crescimento robusto no consumo de produtos orgânicos durante o auge da pandemia à consolidação do home-office que, segundo ele, levou as pessoas a prestarem mais atenção na qualidade dos ingredientes das refeições. “A grata surpresa trazida pelos dados da edição mais recente é que esse consumo cresceu, mesmo com a flexibilização da quarentena. Os números comprovam que, ao voltar à rotina anterior, as pessoas mantiveram o consumo de orgânicos, o que se deve à percepção de que esses produtos beneficiam a saúde e o meio-ambiente. É o avanço constante do que definimos como Atmosfera Orgânica, que concentra nossa visão de que a sustentabilidade é a melhor opção para os negócios do futuro, talvez a única”, afirma.
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Oportunidades de crescimento para os produtos orgânicos
A edição 2023 do panorama mostra que há um caminho de crescimento para a indústria de orgânicos. De acordo com os dados divulgados, 54% dos que se declararam consumidores usuais apontaram o fator preço como o principal motivo para não consumirem orgânicos em maior quantidade. Desses, um percentual significativo, 43% dos consumidores, afirmam que estão muito dispostos a aumentar o consumo. Já entre os não-consumidores de orgânicos, 13% responderam que estão muito dispostos a começar a consumir.
Outro destaque que aponta para um futuro promissor da indústria dos orgânicos é que 36% dos brasileiros declararam-se consumidores dos produtos. Uma das explicações para o resultado positivo é que a maioria dos consumidores de orgânicos considera que existem boas razões para os preços mais elevados dos produtos e acham razoável pagar em torno de 20% a mais em relação aos convencionais.
Para Cobi Cruz, a intenção dos consumidores em aumentar o consumo pode gerar um ciclo virtuoso, com popularização dos produtos orgânicos que pode levar a uma tendência de redução dos preços e trazer mais empresas e produtores para o circuito. “Com o aumento da escala, os custos são diluídos, alimentando um círculo virtuoso que o setor precisa bem aproveitar, investindo em inovação, design e, sobretudo, presença e comunicação para credibilidade, valorização com informação do valor que essa cadeia entrega ao meio ambiente, e a saúde humana”, conclui.
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