Distância em (Quilômetros) 50

Produtos vencidos e falta de preço lideram irregularidades flagradas em empresas de Piracicaba | Piracicaba e Região

  1. Homepage
  2. Uncategorized
  3. Produtos vencidos e falta de preço lideram irregularidades flagradas em empresas de Piracicaba | Piracicaba e Região
nas-operacoes-os-agentes-do-procon-conferem-se-as-especifidades-dos-produtos-estao-dentro-das-normas-de-defesa-do-consumidor.jpg


Nas operações os agentes do Procon conferem se os produtos estão dentro das normas de defesa do consumidor — Foto: Prefeitura de Piracicaba

Produtos vencidos, falta de preço e de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) estão entre irregularidades mais recorrentes encontradas durante as fiscalizações do Procon a empresas de Piracicaba (SP) em 2023. Os dados estão em balanço das ações do órgão no último ano.

Lideram as queixas no Procon os seguintes assuntos:

  • Assuntos financeiros, envolvendo problemas com financiamento, cartões de crédito, bancos, crédito consignado, entre outros;
  • Reclamação sobre produtos com defeitos e de má qualidade;
  • Falhas na entrega e montagem;
  • Serviços privados;
  • Habitação;
  • Saúde;
  • Alimentos.

No período, foram realizadas 13 operações de fiscalização em 286 estabelecimentos, para exigir o cumprimento das normas de defesa do consumidor, que levaram a 50 autuações.

As operações efetuadas foram Material Escolar, Carnaval, Páscoa, Agropecuária e Pet Shop, Dia das Mães, Festa Junina, Banco e Bancos Cooperativos, Drogarias e Farmácias de Manipulação, Dia dos Pais, Padarias e Açougues, Dia das Crianças, Materiais de Construção e Natal.

As multas são encaminhadas para a Fundação Procon. Segundo o órgão, ela varia em função de fatores como gravidade da infração cometida, porte da empresa e reincidência.

Durante as operações, agentes conferem desde prazo de validade de produtos aos riscos que podem causar ao consumidor — Foto: Prefeitura de Piracicaba

70% de resolução, diz Procon

O relatório ainda aponta que o órgão realizou 4.217 atendimentos em 2023, registrados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

O Procon afirma que, após sua intervenção, 70% dos impasses entre consumidores e fornecedores foram resolvidos. Nesse percentual estão inclusas as intervenções preliminares feitas pelos técnicos do Procon.

Quando acionar o órgão?

De acordo com o Procon os direitos básicos do consumidor são os seguintes:

  • Proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por produtos e serviços;
  • Educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços;
  • Informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços (quantidade, qualidade, composição, características, preço, entre outros);
  • Proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, e práticas e cláusulas abusivas ou impostas.

O Procon Piracicaba, localizado no Térreo 2 do Centro Cívico, realiza atendimento presencial mediante agendamento prévio pelo telefone 151, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Pelo telefone 151 também são prestadas informações de quais documentos são necessários para viabilizar o atendimento presencial e, ainda, orientações aos consumidores e lojistas.

VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região



Source link

Deixe uma resposta

Open chat
Olá
Podemos ajuda-lo?