A Algar Telecom aparece em primeiro lugar na lista, com 765 reclamações ao longo do ano. Em seguida, estão Itaú (637), Claro (579), Caixa (496), Bradesco (429) e Eletrosom (419). BMG (408), Cemig (392), TIM (391) e Vivo (375).
Segundo o Procon, o número de denúncias caiu em relação a 2022. No ano retrasado, foram contabilizadas 5.595 queixas, enquanto no ano passado, o total foi de 4.891, um decréscimo de 12,58%.
Conforme dito pelo superintendente do Procon, Egmar Ferraz, a queda é resultado de uma colaboração direta do órgão com as empresas, visando aprimorar suas práticas e resultados.
“No panorama observado pelo Procon, a redução nas reclamações de 2022 para 2023 é um indicativo do trabalho em prol da melhoria dos serviços e produtos ofertados. O Procon tem buscado reunir-se com as empresas para impulsionar melhorias, auxiliar os consumidores e continuar esse processo de redução das reclamações”, explica.
Egmar informou ainda que na maioria das reclamações registradas, as empresas têm sido alvo de objeções por cobranças indevidas e falhas na informação durante o processo de contratação. “Nos bancos, especificamente, as reclamações se concentram em cobranças de taxas injustificadas e questões relacionadas à renegociação de dívidas”, indica.
De acordo com o superintendente, o levantamento é divulgado de acordo com a Lei Municipal N°13.491/2021 e conduzido através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), com base nas informações obtidas nos atendimentos presenciais e online, coletadas através do sistema ProConsumidor. Não foram divulgados dados em relação à quantidade de reclamações atendidas, não atendidas e solucionadas no período de 2023.
COMO DENUNCIAR
O consumidor que deseja registrar uma reclamação contra um produto ou serviço, pode fazer presencialmente na sede do Procon, na avenida Benjamin Magalhães, n° 3, no Tibery. Outras opções são o Procon Móvel, a plataforma faleprocon.mg.gov.br ou o Disque Procon 151, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.
A instituição reforça que para abrir um procedimento, é preciso apresentar cópias dos documentos pessoais, dos contratos firmados entre as partes, comprovantes da aquisição do bem e números de protocolo de reclamações junto às empresas, informa a instituição. No atendimento online através do Portal da Prefeitura é possível abrir reclamações, fazer denúncias e tirar dúvidas.
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O QUE DIZEM AS EMPRESAS
O Diário de Uberlândia procurou as empresas citadas no ranking e solicitou um posicionamento. Até a publicação da matéria, seis instituições retornaram. Confira abaixo os posicionamentos na íntegra.
VIVO
“A Vivo tem como estratégia ter o cliente no centro de suas decisões e atua de forma assertiva e constante para aumentar, cada vez mais, a resolutividade das demandas e a satisfação dos clientes. A companhia também trabalha com uma atuação direta junto aos importantes órgãos de defesa do consumidor, visando sempre um diálogo aberto e transparente. E ocupa posição de destaque em resolutividade e satisfação entre as 20 maiores empresas de todos os segmentos presentes nas plataformas Consumidor.gov e Sindec, serviços públicos que fazem o registro das demandas e permitem a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo. Vale ressaltar, também, que a Vivo oferece aos clientes diversos canais de atendimento e a opção de escolha de acordo com o perfil ou necessidade de cada um. É possível ser atendido pelos canais digitais – por meio do autoatendimento no site, nas redes sociais, pelo app da Vivo e pelo WhatsApp – ou pelos canais tradicionais, como nossas lojas e a Central de Relacionamento, pelo *8486. O cliente que ficar insatisfeito com a resposta recebida nesses canais ainda conta com a Ouvidoria da Vivo, através do número 0800 775 1212”.
ITAÚ
“O Itaú Unibanco trabalha de forma intensa e contínua na análise de reclamações registradas pelos seus clientes, para identificar oportunidades de melhorias em processos, produtos e serviços. A estratégia de centralidade nos clientes tem sido fundamental nessa jornada, pois permite à organização entender as suas necessidades e construir, com eles, um Itaú Unibanco cada dia melhor”.
BRADESCO
“O Bradesco acompanha constantemente as manifestações e realiza um intenso trabalho no encaminhamento de soluções. Reduzir os índices de reclamação é um foco permanente do Banco. Todos os apontamentos são assistidos de perto pela Ouvidoria. O objetivo é oferecer sempre qualidade no atendimento a todos os clientes e usuários dos produtos e serviços. O Bradesco tem uma posição de respeito absoluto ao cliente e aos seus interesses”.
TIM
“A TIM tem a satisfação dos usuários como prioridade e trabalha em prol dos seus clientes para que seja reconhecida como a melhor operadora. Para isso, a empresa se compromete em ouvi-los, com a oferta de vários tipos de canais de atendimento, e atuar com agilidade, respeito e transparência para a resolução das demandas, pois entendemos a importância e a essencialidade dos serviços de telecomunicação. Desta forma, a TIM investe fortemente nos seus canais de relacionamento para a constante evolução da qualidade dos serviços e do atendimento prestado, com foco na melhoria contínua da experiência do cliente.
Segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor – SINDEC, órgão vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor e que integra os PROCONs, a TIM mantém índice acima de 90% de resolubilidade na maioria dos meses de 2023. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que a TIM é a operadora que mantém a liderança nos indicadores de Satisfação e Resolubilidades desde 2021, com índice acima de 94%. Além de ter a menor taxa de reabertura de reclamações no mesmo período”.
ALGAR
“A Algar Telecom informa que conta com diversos canais de relacionamento com o cliente e promove melhorias constantes para levar a melhor experiência aos consumidores. O cliente está no centro de todos os processos da companhia e reafirmamos que seguimos trabalhando para que nossos serviços sejam a cada dia mais completos e atendam da maneira mais eficiente os clientes”.
CAIXA
“A CAIXA prima pela melhoria constante dos seus processos, visando a uma maior eficiência no atendimento aos clientes e usuários, e avalia permanentemente as reclamações recebidas, a fim de utilizá-las de forma proativa como instrumentos para a melhoria no atendimento e em produtos, serviços e processos.
Ressalta-se que, em comparação ao mesmo ranking divulgado no ano passado (com dados de 2022), a CAIXA apresenta redução de 23% nas reclamações.
Em todos os atendimentos do banco são observadas as prioridades legais tais como idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Todas as agências de Uberlândia (MG) iniciam a recepção qualificada dos clientes antes da abertura, conforme a demanda, para pré-atendimento aos clientes preferenciais, distribuição de senhas, orientação sobre produtos, serviços e canais alternativos de atendimento CAIXA.
O banco também disponibiliza atendimento por meio dos canais remotos e digitais, como o Internet Banking CAIXA, o WhatsApp CAIXA (0800 104 0104) e os aplicativos CAIXA Tem, Cartões CAIXA, Habitação CAIXA, DPVAT e FGTS, dentre outros. Por telefone, os clientes podem contatar a Central de Atendimento CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões). A lista completa de canais de atendimento está disponível em www.caixa.gov.br/atendimento”.
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