Distância em (Quilômetros) 50

Relatório da Visa recomenda que o consumidor fique alerta ao fazer suas compras de fim de ano

  1. Homepage
  2. Uncategorized
  3. Relatório da Visa recomenda que o consumidor fique alerta ao fazer suas compras de fim de ano
compras-internet3.jpg


Atores de ameaças usarão táticas avançadas para explorar as informações dos consumidores durante a temporada de festas

A Visa Inc., líder mundial em pagamentos digitais, revelou nesta terça-feira (12) o Holiday Edition Threats Report, edição de festas de seu relatório de ameaças, onde prevê o aumento da ação de fraudadores durante a temporada de festas nas transações com e sem a presença de cartões (CP e CNP, respectivamente). O novo relatório identifica táticas de fraude que deverão ser exploradas entre novembro de 2023 e janeiro de 2024 devido ao rápido aumento no movimento em estabelecimentos virtuais e físicos nos setores de varejo e hospitalidade. A Visa apresentou  uma lista dos 10 principais hábitos que os consumidores podem adotar para comprar em segurança.

Dados históricos e transacionais mostram que os atores de ameaças costumam ficar à espreita dos consumidores no período das festas de fim de ano. De fato, os dados da Visa mostram que, nas categorias de estabelecimentos comerciais mais visados pelos fraudadores, os índices de fraude nas festas de 2022 aumentaram 11% em relação aos demais períodos, subindo 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Holiday Edition Threats Report alerta que os atores de ameaças tentarão se aproveitar do maior interesse e urgência dos consumidores em encontrar boas ofertas e presentes exclusivos. A seguir, alguns destaques do relatório:

  • Skimming digital: com o aumento nas compras online, aumentam as oportunidades para os golpistas comprometerem dados de contas de estabelecimentos virtuais para ganhar dinheiro com isso.
  • Phishing e engenharia social: o avanço da inteligência artificial (IA) no último ano possibilita que os atores de ameaças criem campanhas de phishing altamente personalizadas, o que faz com que seja mais difícil para o consumidor distinguir o verdadeiro do falso. Os fraudadores podem ainda criar sites de phishingmalvertising (propagandas maliciosas) e outras táticas ilegais de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) em sites de varejistas e empresas de serviços para atrair vítimas.
  • Skimming em caixas eletrônicos e POS: com o aumento do movimento nos estabelecimentos comerciais físicos e caixas eletrônicos, os atores de ameaça vão direcionar seus ataques de skimming a caixas eletrônicos e terminais POS.
  • Fraudes envolvendo códigos de uso único (OTP, na sigla em inglês): a Visa identificou muitos esquemas que buscam burlar a segurança de códigos de uso único (OTP, na sigla em inglês) para ganhar acesso às contas dos portadores de cartão. Neles, as vítimas recebem uma tela de OTP que parece estar relacionada à compra desejada.

Furto físico: os atores de ameaças podem tentar roubar fisicamente os cartões e/ou celulares de consumidores distraídos em lojas, shoppings e estacionamentos lotados.

“Os criminosos se preparam durante o ano todo para a temporada de compras no fim de ano, aproveitando-se do maior movimento e de consumidores que baixam a guarda enquanto buscam o presente perfeito”, diz Paul Fabara, diretor de Risco da Visa. “Na Visa, temos um compromisso com a segurança e a confiabilidade e com a promessa de monitorar ameaças 24/7, mesmo na época de maior movimento do ano. Os consumidores podem ficar tranquilos nestas festas sabendo que a equipe de especialistas da Visa está trabalhando dia e noite para barrar as fraudes.”

10 hábitos para ajudar o consumidor a comprar com segurança

Os “10 hábitos para comprar com segurança” sugeridos pela Visa podem ensinar boas práticas de segurança aos consumidores que planejam comprar nesta temporada de festas. Entre as dicas da Visa, destacam-se:

  • Comprar de varejistas conhecidos: compre de varejistas conhecidos e confiáveis. Se for comprar de uma loja que desconhece, não deixe de conferir sua reputação e autenticidade antes.
  • Proteja suas informações pessoais: veja se o site usa tecnologia segura. Na hora de pagar, o endereço do site deve começar com ‘https://’. Esse ‘s’ significa seguro e indica que seus dados estão sendo criptografados e transmitidos por meio de uma conexão segura.
  • Evite fazer compras em redes Wi-Fi públicas: as redes públicas não costumam ser seguras, o que permite que os hackers roubem suas informações com mais facilidade. Use sempre uma conexão de internet privada e segura ao fazer compras.
  • Desconfie de ofertas que parecem boas demais para ser verdade: cuidado com ofertas em sites e e-mails não solicitados que parecem boas demais para ser reais – especialmente se oferecem produtos difíceis de encontrar a preços muito baixos. É preciso desconfiar dessas ofertas, pois geralmente são falsas.

Na Visa, segurança e confiabilidade são prioridade o ano todo. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de US$ 10 bilhões em tecnologia, inclusive para reduzir fraudes e aumentar a segurança da rede. Mais de mil especialistas se dedicam a proteger a rede da Visa contra malware, ataques de dia zero e ameaças internas 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Aliás, nos primeiros seis meses de 2023, a Visa ajudou a bloquear proativamente mais de US$ 30 bilhões em pagamentos fraudulentos sem muitas pessoas sequer soubessem que corriam o risco de realizar uma transação potencialmente fraudulenta. Incentivamos o consumidor a ficar alerta nesta temporada de festas e a conferir onde está comprando e com quem está compartilhando suas informações para mantê-las seguras.



Source link

Deixe uma resposta

Open chat
Olá
Podemos ajuda-lo?