Um a cada quatro consumidores vai às compras de fim de ano de última hora, aponta pesquisa
A dois dias do Natal, boa parte das lojas no Centro de Ribeirão Preto (SP) e nos três shoppings da cidade estavam tomadas por consumidores ávidos na busca de presentes para amigos e familiares.
O comportamento vai de encontro com o que apontou uma pesquisa feita pelo Sindicato do Comércio Varejista, que diz que uma em cada quatro pessoas deixa as compras nesta época do ano para a última hora.
O problema, de acordo com Diego Galli Alberto, economista do Sincovarp, é que, muitas vezes, isso implica na escassez de produtos.
“Tem uma questão de diminuição do mix de produtos, a diversidade que você acaba encontrando nas lojas é um pouco menor e isso pode acarretar em alguns problemas pra quem deixa pra última hora”.
O estudo do centro de pesquisas do varejo também revela uma mudança de comportamento.
Na concorrência pelas compras de fim de ano, a Black Friday sai na frente do Natal e o consumidor divide as compras entre as duas parcelas do 13º salário.
“A primeira parcela, normalmente, vai para os gastos da Black Friday, que muitos deles já são uma antecipação para presentes de Natal. Na correria, a segunda parcela atrai bastante gente pra consumo”, explica Alberto.
Consumidor deve gastar, em média, R$ 200
A pesquisa do Sincovarp também apontou quanto as pessoas estão dispostas a gastar neste ano e revela que o valor médio individual deve ficar entre R$ 200 e R$ 250.
A auxiliar de limpeza Márcia Cristina Fialho aproveitou a última sexta-feira pré-Natal para escolher os sapatos que vai usar nas duas festas.
“Precisa de dois sapatos diferentes. No Natal você vai comemorar uma festa e no Ano Novo, outra festa”.
A artesã Chayane Medeiros conta que precisa organizar os gastos para ninguém ficar sem presente.
“Tira do orçamento, dá um jeitinho aqui outro ali, aperta um pouco e no mês que vem a gente vê o que faz”.
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