Conforme noticiado pelo Garagem360, o Governo Federal retomará, logo em janeiro de 2024, o imposto de importação para veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in. Apesar dessa mudança, existem algumas formas de adquirir veículos dessas categorias com preços mais conta. Confira!
Quais são os veículos “blindados” dos impostos?
O EX30, uma das principais apostas da Volvo Car Brasil para o próximo ano, terá aumento no imposto de apenas 5%.
Já os modelos XC40 e o C40 terão um reajuste de 10%. Na versão híbrida, os carros XC60 e XC90 também receberão alteração de apenas 10%.
Essas mudanças, aliás, serão válidas para todo o ano de 2024.
Por que esses carros elétricos não sofreram o impacto do imposto?
Bem, a Volvo Car Brasil decidiu, neste primeiro momento, “pelo repasse médio de 7,7% aos preços dos seus produtos”.
A política, segundo a montadora sueca, foi adotada para garantir o comprometimento não só com o Brasil, mas também com a mobilidade sustentável e em respeito à população brasileira.
“Foi uma decisão muito estudada de como iremos traçar o futuro da companhia no curto prazo. Acreditamos que este formato seja o melhor para deixar claro ao mercado quais são os nossos objetivos comerciais, além de dar ao consumidor a tranquilidade para adquirir seu carro sem surpresas”, reforça Marcelo Godoy, novo Presidente da Volvo Car Brasil.
Leia também: Novo carro elétrico da Citroën permite ir de SP ao RJ com uma única carga
“Imposto não vai prejudicar o foco da montadora em carros elétricos”
O executivo da Volvo, que vai assumir a operação brasileira a partir de janeiro do próximo ano, explica que a companhia:
“Tem destaque global devido estratégia avançada em eletrificação. Este é um caminho longo, que estamos percorrendo desde 2020, quando instalamos as nossas primeiras estações de recarga. Hoje, além de uma empresa que vende carros, somos uma empresa que investe na mobilidade sustentável. A Volvo Car Brasil contribui com a infraestrutura do país com um investimento de mais de R$ 70 milhões em mais de 100 eletropostos rápidos em todo o Brasil para usuários de carros elétricos de qualquer marca”, acrescenta Marcelo.
Entenda o retorno do imposto de importação em 2024
Segundo o governo, a volta da taxação será implementada com o intuito de:
“Desenvolver a cadeia automotiva nacional, acelerar o processo de descarbonização da frota brasileira e contribuir para o projeto de neoindustrialização do país”
E as mudanças afetarão não só os carros elétricos, mas também os híbridos e os híbridos plug-in.
Confira quanto e quando os impostos entrarão em vigor
Carros elétricos
- Para essa categoria, o reajuste acontece já em janeiro do próximo ano, com 10%. Ainda em julho, os consumidores sentiram uma mudança de 18%. Posteriormente, as alterações estão programadas para julho de 2025 (25%) e julho de 2026 (35%)
Carros híbridos plug-in
- Aos interessados por veículos híbridos plug-in, o reajuste em janeiro de 2024 é um pouco mais salgado, com 12%. No mesmo ano, em julho, outro impacto: 20%. Já em julho de 2025 (28%) e julho de 2026 (35%), os valores vão pesar mais ainda no bolso do consumidor.
Carros híbridos
- Aqui, o reajuste segue o mesmo calendário das versões anteriores, sendo: 12% em janeiro do próximo ano e 25% em julho. Na sequência, o reajuste em julho de 2025 será de 30%, enquanto no mesmo mês de 2026 será de 35%
Aproveite para conferir: Último mês para garantir carro elétrico com isenção, corra!
Deixe uma resposta